Hospital Bom Samaritano


MISSÃO: Promover a saúde para todos com serviço humanizado e de excelência, com equipe de multidisciplinar comprometida com o bem-estar social.

VISÃO: Ser referência em Alta Complexidade, Ensino e Pesquisa no Vale do Rio Doce.

VALORES: Qualidade, humanização, ética, tecnologia, equipe multidisciplinar, responsabilidade social e instituição confessional cristã.

NEGÓCIO: Excelência na assistência médico-hospitalar, no atendimento a população, contribuindo para a prevenção e recuperação da saúde.

A Beneficência Bom Samaritano, mantenedora do Hospital Samaritano, foi criada em Governado Valadares em primeiro de maio de 1948, como entidade de utilidade pública, estadual federal, sem fins lucrativos. Com uma clínica no centro da cidade, tinha no início o objetivo de levar conforto aos idosos, oferecendo alojamento, além de distribuir alimentos às pessoas carentes.

Em 1980 outra entidade foi criada, a AEBV. Teve como primeiro presidente o Hélio Barbosa Quintão, que conseguiu parte do terreno onde hoje funciona o Hospital Bom Samaritano. A outra parte do terreno foi adquirida em 1982, pelo também presidente da AEBV, Cristiano Pereira de Araújo.

Possuindo o mesmo objetivo de construir o hospital, o então presidente da AEBV, Nilton Adair Prata, e da Beneficência Bom Samaritano, Renato Fraga, resolveram fundir as duas instituições em 1990, para somar força afim de alcançar o objetivo.

No final da década de 1990 a beneficência conseguiu os recursos para a construção do tão sonhado e esperado hospital. O seu benfeitor foi o Dr. Milton Soldani, presidente da Golden Cross, que fez a doação do valor necessário. Em primeiro de maio de 2000, quando a Beneficência Bom Samaritano completou 52 anos, ganhou o seu maior presente, a inauguração do Hospital Evangélico. O nome foi alterado para Hospital Bom Samaritano em 2002.

No início eram apenas 50 leitos, hoje o complexo hospitalar conta com 111 leitos, sendo realizados cerca de quatro mil e quinhentos atendimentos por mês, 70% só pelo SUS. O Hospital Bom Samaritano ainda possui um moderno atendimento nos setores de cardiologia, nefrologia, oncologia (radioterapia e quimioterapia), UTI, cirúrgico, obstétrico, maternidade, berçário, ambulatório, farmácia, medicina nuclear, exames laboratoriais e atendimentos de média e alta complexidade.

CONSELHOS DA BSBS
COMISSÕES HOSPITALAR