Hospital Bom Samaritano forma novos médicos especialistas

 

 

A Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS) entrega nesta sexta-feira, dia 28, mais cinco médicos especialistas através do seu Programa de Residência Médica. Nesta turma recebe o título de especialista duas residentes da cardiologia, dois da otorrinolaringologia e uma da nefrologia.

Segundo o superintendente administrativo do HBS, Elvis Deivis, “somados aos egressos, entregamos para a comunidade do Vale do Rio Doce, 11 médicos especialistas das mais diversas áreas – fora outros seis que estão matriculados e estudando no nosso hospital, o que comprova nossa vocação como hospital de ensino e pesquisa. Em 2020 nosso hospital chega aos seus 20 anos de funcionamento, com programas e projetos como o da residência que é um grande ganho para a comunidade, pois se temos como pilar a educação, ajudamos a melhorar significativamente o atendimento dentro da nossa instituição”.

O Hospital Bom Samaritano

Prestes a completar 20 anos em funcionamento, o Hospital Bom Samaritano é referência para mais de 1,5 milhões de pessoas por ofertar assistência de alta complexidade em: oncologia com radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica; cirurgia de redução de estômago; implante coclear bilateral (ouvido biônico); UPA 24h; traumatologia e ortopedia; nefrologia e cirurgia cardíaca.

Abriga um centro cirúrgico com capacidade para procedimentos de pequeno, médio e de grande porte. Possui UTI (Geral e Cardiológica) equipada para vinte leitos, também conta com ambulâncias para transporte de pacientes em viagens ou local.

Em 2019 a instituição conquistou a Acreditação Hospitalar por adotar todos os protocolos estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

Dezembro Laranja Contra o Câncer de Pele

180 mil brasileiros – isso equivale a quase 30 vezes o estádio do Democrata lotado de espectadores, esse é o número de pacientes que são diagnosticados anualmente com câncer de pele somente no Brasil. O dado é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que desde 2014 instituiu o Dezembro Laranja, o mês de mobilização contra o câncer mais incidente no mundo – o de pele.

Durante todo o período, o Hospital Bom Samaritano (HBS) se une as instituições de saúde para realizar iniciativas com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre melhores cuidados e atenção com a saúde da pele. O que poucos sabem é que quando a doença é descoberta no estágio inicial tem mais de 90% de chances de cura, por isso é importante que cada pessoa crie o hábito de consultar regulamente para diagnóstico e tratamento.

Quem é do Vale do Rio Doce sabe que o sol por aqui é generoso, aí que mora o perigo, pois o principal fator de risco é a exposição prolongada ao astro, quem também gosta do “famoso” bronzeamento artificial deve ficar em alerta, pois pode elevar o risco de contrair a doença. Entre os que devem redobrar a atenção estão as pessoas que já possuem o histórico familiar e principalmente as de pele muito clara.

Um hábito de prevenção importante é o uso do protetor solar, independente da cor da pele é fundamental o uso diário, com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30. O produto deve ser aplicado com mínimo 30 minutos de antecedência da exposição solar, uma camada fina e visível deve ser formada no pescoço, mãos, braços e rosto.

HBS é referência no tratamento de combate ao câncer.

O HBS é o único hospital da região que oferece tratamento oncológico pelo Sistema único de Saúde, que, através do Núcleo de Especialistas em Oncologia, dá oportunidade de tratamento a pacientes acometidos com câncer de pele.

No complexo hospitalar são disponibilizados diversos tratamentos, seja a cirurgia oncológica, quimioterapia ou radioterapia, a indicação vai de acordo com a localização, tamanho, tipo da lesão e idade do paciente.

Neste verão, alimente-se bem!

O verão já está batendo na porta, agora é hora de redobrar os cuidados, principalmente com a alimentação. Para curtir a estação mais quente do ano é fundamental refeições moderadas para não faltar disposição.

Que fique claro: no prato sempre tem que ter alimentos nutritivos e refrescantes. Fontes de vitaminas, fibras e minerais devem ser ingeridas com maior quantidade entre as refeições. As frutas mais indicadas são: laranja, melancia, uva, melão, pêssego e uva, isso por conter uma grande quantidade de líquido.

A hidratação não pode ser deixada de lado, pois com as altas temperaturas nosso corpo tem a tendência de perder mais líquidos por conta do suor, aí que entra a necessidade de redobrar a quantidade de ingestão de água, vitaminas e sais minerais.

A desidratação prejudica o funcionamento dos órgãos e das células, provocando infecções e intoxicações. Um dos sinais que o corpo já está desidratado é a sede, sempre beba água, nunca espere a vontade bater.

Adotar hábitos saudáveis no verão é mais fácil que você imagina:

 

  • Tenha uma garrafinha de água na sua mesa de trabalho;
  • Nunca alimente de forma exagerada, o ideal é comer de forma fracionada e a cada 3h/4h;
  • Corte alimentos gordurosos! Evite frituras, queijos amarelos, sanduíches com maionese salgadinhos e biscoitos recheados;
  • Acostume-se com o sabor dos alimentos, evite o açúcar;
  • Controle a quantidade de sal.

Beneficência Social Bom Samaritano tem autorização de funcionamento da UPA 24h renovada

“A UPA 24h encontra-se bem organizada, com boas condições de infraestrutura e fluxos bem estabelecidos”, foi o que apontou o relatório dos auditores do Ministério da Saúde que visitaram a unidade de pronto atendimento, administrada pela Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS). A auditoria teve como objetivo renovar a qualificação (funcionamento) do espaço de atendimento.

Pelos auditores foram avaliados os espaços físicos, sistema de atendimento, protocolos de classificação de riscos, parque tecnológico, laboratório de análises clínicas e setor administrativo.  Com o resultado a Beneficência Social Bom Samaritano fica autorizada a administrar o pronto atendimento por mais três anos. 

Segundo o conselheiro da BSBS, Renato Fraga, a UPA 24h representa uma grande conquista no cuidado da saúde dos valadarenses, “desde a sua inauguração, no ano de 2015, a UPA é administrada pela nossa Beneficência, dentro dela mantemos todo padrão de qualidade e protocolos de segurança para o paciente, algo inédito no Brasil.”

Fraga ainda destaca, “mensalmente são feitas mais de 10 mil consultas médicas, para isso mantemos uma equipe com 43 médicos, 17 enfermeiros e 48 técnicos de enfermagem que atendem cerca de 350 pessoas por dia.” 

Acolher ou atender? Colaboradores do Hospital Bom Samaritano passam por treinamento

O que você faria se trabalhasse em uma unidade hospitalar:

a) Atender

b) Acolher

Se escolheu a opção B, acertou.

Diariamente, mais de 2 mil pessoas passam pelo Complexo de Saúde Bom Samaritano, e, para que todos os pacientes sejam bem acolhidos em nossas unidades, de forma humanizada e que se sintam seguras, constantemente nossos colaborados passam por treinamentos.

No dia 26/11, em parceria com a Escola Técnica da Univale (Eteit), foi realizado, dentro do “Programa de Treinamento para Lideranças”, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), uma capacitação sobre qualidade do atendimento. Na oficina foram abordados temos como: capacidade de escuta reconhecimento do outro e autocontrole no ambiente de trabalho.