Hospital Bom Samaritano faz simulado de incêndio nesta terça-feira

O treinamento será as 9h30 e terá evacuação na área da UPA 24H

 

Uma situação totalmente fora da rotina - será assim a manhã da terça-feira, dia 24, no Hospital Bom Samaritano (HBS). A brigada de incêndio da instituição, formada por mais de 50 colaboradores passará por um severo simulado de evacuação de emergência.  O treinamento será coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar e tem como objetivo deixar a equipe preparada para as mais diversas situações de emergência, como: incêndios, explosões, desabamentos, ou eventos naturais.

“Durante o simulado todos os colaboradores sairão das suas atividades habituais, os acompanhantes que também estiverem na zona do treinamento terão que deixar a unidade conforme o plano de evacuação, tudo será monitorado e orientado pelo Corpo de Bombeiros”, explica a gestora de qualidade do HBS, Samilly Januth.

Januth ainda esclarece e tranquiliza, “a atividade não colocará em risco a vida de pacientes, nenhum interno será submetido a situação extrema, pelo contrário, com o exercício toda comunidade que acessa a nossa unidade contará com o apoio de uma equipe rigorosamente treinada para agir em momentos de crise”.

O Hospital Bom Samaritano possui um Plano de intervenção Contra Incêndios como conta a supervisora do Setor de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, Ana Daniela da Silva, “o plano já é padronizado dentro da instituição”. Da Silva ainda completa que, "o treinamento será uma grande oportunidade de colocar em prática tudo que foi demonstrado em palestras e cursos já realizados".

 Prevenção de riscos

Não é novidade que o número de incêndios vem crescendo assustadoramente em 2019, somente nos últimos 10 dias, pelo menos dois hospitais brasileiros passaram pela situação, no dia 12/9 um incêndio no Hospital Badim, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro deixou pelo menos 14 mortos e mais de 50 pessoas feridas – entre acompanhantes, pacientes e funcionários. Já na quarta-feira, dia 18, um incêndio de pequenas proporções atingiu o Hospital das Clínicas de Campo Limpo Paulista, em São Paulo.

Elvis Deivis, superintendente administrativo do HBS, pontua que a unidade hospitalar possui o selo de acreditação, “considerada o ISO da Saúde, a Acreditação é um processo em que as unidades de saúde utilizam para reforçar a segurança dos serviços prestados ao paciente, isso significa que os profissionais são constantemente treinados para identificar antecipadamente os riscos possíveis que podem ocorrer durante um atendimento a um usuário e, com isso evitarem que esses riscos se tornem uma realidade.”

Para conquistar o certificado de Acreditação o hospital precisou implementar uma série de protocolos, padrões de atendimentos e processos assistenciais seguindo normas específicas, que no caso do Brasil são definidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

 Hockey Jerseys