Tecnologia Auditiva é tema de curso no Hospital Bom Samaritano

O domingo, dia 6, foi de atualização para médicos otorrinolaringologista e a fonoaudiólogos, através de uma parceria entre o Hospital Bom Samaritano (HBS), a Oticon Medical e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV), pela primeira vez no Vale do Rio Doce foi ofertado o curso, “Sistema Ponto – indicações e procedimentos cirúrgicos”.

O Sistema Ponto é uma prótese auditiva que usa da capacidade natural do corpo para transferir o som através da condução óssea.  Na formação, o médico otorrinolaringologista do HBS, Emerson Monteiro, falou sobre o implante coclear e seus aspectos práticos para os profissionais.

“Este tipo de aparelho é uma tecnologia implantada no crânio, geralmente para pessoas que tiveram má formação e por isso precisam deste tipo de ajuda – este recurso é diferente do convencional”, explica Monteiro, e ainda completa, “esse foi um curso prático, que geralmente é oferecido em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro e conseguimos trazer para cá. Tivemos mais de 30 profissionais participando”.

Referência em Implante Coclear

O Implante Coclear é realizado no Hospital Bom Samaritano desde 2009 quando foi habilitado através da Portaria Nº 418, de 25 de novembro de 2009, e em 2018, por cumprir todas as exigências foi reabilitado para realizar o procedimento bilateral.

Popularmente conhecido como ouvido biônico, o implante coclear é um aparelho que é colocado na orelha, através de uma cirurgia, e faz o trabalho das células lesadas do ouvido interno, devolvendo ou mesmo criando, a capacidade de captar e compreender o som. O som já captado é enviado diretamente ao nervo auditivo, por meio de estímulos elétricos, chegando até o cérebro, o que possibilita uma escuta. A partir disso a fala, por exemplo, poderá ser desenvolvida.

Além do procedimento cirúrgico, no Hospital Bom Samaritano, o paciente tem todo acompanhamento periódico, com psicólogos e fonoaudiólogos que realizam diversas terapias e exercícios para a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades auditivas e também da linguagem oral para que a pessoa ter uma evolução completa.

 Hockey Jerseys